Neurociência: filhos mais realizados com mindfulness

A prática da atenção plena, ou mindfulness, pode ajudar você a criar filhos mais confiantes, de acordo com a neurociência.

Estudos mostram que os praticantes de mindfulness percebem aumento da compaixão, da resiliência e das emoções positivas.

E não é bom só para crianças. Os adultos também podem e devem exercitar a atenção plena.

Pense em quando você recebe um e-mail desagradável de um cliente. Ou que você precisa demitir um empregado. Vivemos interações muito estressantes todos os dias. E eu quero contar para você uma forma particular de meditação capaz de ajudar a levar a rotina de uma forma mais leve.

Pode parecer contra-intuitivo e soar como um monte de mentiras, mas estou falando de uma prática que exercita o amor. Estudos mostram que isso ajuda você a se tornar mais confiante, mais positivo e lidar mais compassivamente com situações difíceis.

 

O exercício inicial consiste em enviar desejos para você e para os outros, incluindo pessoas com quem você está tendo extrema dificuldade. Tente praticar e compartilhar a experiência com seus filhos. Adolescentes são os mais difíceis porque costumam ser céticos e revoltados. Mas essa prática pode transformar até mesmo a mentalidade mais endurecida.

 

Um jovem que gosta de ciência e se animou quando contei sobre os estudos que indicam que o mindfulness pode aumentar as emoções positivas, tornar mais fácil passar por momentos difíceis e ajudá-lo a se sentir mais feliz e mais realizado. Ele concordou em tentar.

Eu disse a ele o primeiro passo. “Respire fundo”. “Ao expirar, envie primeiro os desejos de cura para dentro. Diga a si mesmo silenciosamente: ‘Que eu fique bem'”.

Em seguida, o segundo passo: “Visualize um amigo ou ente querido em pé na sua frente e envie-lhe os bons votos: ‘Que você fique bem'”.

Você pode expressar os desejos do bem de forma diferente: “Que você seja pacífico”, “Que você seja feliz”, “Que você fique à vontade”. Encontre o que ressoa.

Ele escolheu “Que você seja feliz”, e enviou isso silenciosamente para seu amigo.

Ele gostou deste passo. Ele sorriu ao fazer isso. Muitas pessoas relatam que é ainda mais fácil para elas enviar desejos para um amigo ou ente querido do que para direcioná-las para dentro.

Se você tem uma criança visual, isso ajuda a checar e perguntar se eles estão imaginando algo específico quando enviam os desejos. Meu filho disse que imaginou um feixe de luz pulsando entre ele e seu amigo.

Então, o terceiro passo: “Agora pense em alguém de quem você não tem grandes sentimentos”, eu disse. “Quem está frustrando você agora?”

Ele falou sobre um professor que acabou de passar um trabalho terrível para a turma.

“Imagine que ele está em pé aqui. O que você gostaria de dizer a ele quando enviar o feixe de luz?”

“Saia do meu quarto.”, foi a resposta.

Este passo tende a trazer alguma resistência inicial, inclusive em nós mesmos.

Pedi a ele que continuasse nos próximos dias e tentasse enviar ao professor aquele feixe de luz quando ele o visse ou pensasse nele. A neurociência diz que este truque pode ajudar seus filhos a se sentirem mais plenos e realizados.

 

A SUA ENERGIA É O SEU PODER

Mindfulness é um lembrete de que enquanto você não pode controlar outras pessoas ou circunstâncias, você está sempre no comando da energia que você envia. E isso pode fazer uma grande diferença em como você se sente.

Meu filho contou que já é capaz de transmitir um pouco de felicidade para seu professor, e que “ele é uma pessoa legal por dentro, apesar de passar muito trabalho de casa”.

Não é gratificante ouvir isso?

“Você viu a luz dele!” Eu exclamei. “Você foi capaz de separar suas ações externas de seu ser interior!”

“Eu não iria tão longe. Apenas me senti bem em desejar a felicidade dele. Desculpe, mãe.”

 

Então, sugiro que você também experimente com seus filhos: primeiro, direcione os desejos para dentro. Em seguida, direcione-os para um amigo ou ente querido. Finalmente, envie os desejos para alguém que está te frustrando. Use no trânsito ou durante uma interação comercial estressante e observe como se sente. Depois conte aos seus filhos. Sua energia é seu poder.

 

*****

 

Quer aprender a meditar e não sabe nem por onde começar?  No Devaki oferecemos práticas gratuitas de meditação guiada três vezes na semana. É só aparecer. Não precisa ter nenhum conhecimento sobre o assunto, nós vamos ficar felizes em poder ajudar você a começar.

segundas às 17 horas
quartas às 8 horas
quintas às 19 horas

O Devaki fica na Avenida Delfim Moreira 120, sala 102, Leblon. Rio de Janeiro.

 

*****

 

Quer uma ajudinha para entrar no clima? Confira nossa seleção de playlists especiais para meditação

 

 

Texto baseado no artigo http://bit.ly/2w7ZsSb 

Escreva um comentário



Contato

+55 21 3242-4381
+55 21 99790-6141
contato@descubrapranichealing.com

Devaki: Healing & Meditação
Av. Delfim Moreira, 120 - Sala 102
CEP: 22441-000
Leblon - Rio de Janeiro

Copyright 2018 DEVAKI © Todos os Direitos Reservados