4 benefícios da meditação que te ajudam a recuperar energia

Nosso mundo é tão complexo que precisamos de mais tempo do que realmente dispomos para melhor refletir sobre ele. Além da correria cotidiana, há muita distração para nos desfocar das coisas importantes. Isso tudo, obviamente, consome muita de nossa energia. Dependendo da situação, leva-nos à estafa (emocional e física). Em meio a tudo isso, como recuperar energia?

Certo é que habitamos um mundo com estímulos inundando nossos sentimentos todos os dias e todos os momentos. É fácil (e normal) ficar preso nessas atividades ao redor e dentro de nós. Para quem é muito sensível, a sensação de aborrecimento normalmente consome essas pessoas devido à sua capacidade de absorver energia dos outros.

 

Recuperar energia - Facebook

 

Recuperar energia

Como já abordamos no blog anteriormente, a meditação é uma ferramenta poderosa. Já mostramos como seus efeitos positivos são valorizados pela ciência médica e como a prática influencia nosso sistema imunológico. Agora, apresentaremos como meditar ajuda a recuperar nossa energia.

Seguem, então, quatro benefícios da meditação que ajuda a restaurar nossa energia.

1. Reduz o estresse

O ato de concentrar a mente relaxa o sistema mente-corpo-espírito inteiro. Quando você medita diminui os hormônios do estresse: epinefrina e cortisol. As duas substâncias são ativadas por uma parte do cérebro conhecida como amígdala (saiba mais aqui). É ela que reage ao estresse e ao trauma, levando você a uma resposta, seja de luta ou de congelamento. Estudo de 2011 mostra que a atividade da amígdala diminuiu por meio da meditação. Os participantes relataram gastar, em média, 27 minutos diários praticando.

2. Acalma os pensamentos

Quando você consegue entender melhor as sensações corporais e os estímulos ao seu redor, naturalmente você acalma seus pensamentos. Pesquisas mostram que a meditação melhora a capacidade de memória e ajuda as pessoas a focar melhor em suas atividades.

Recuperar energia - capa3. Aumenta a paciência

A meditação pode aumentar sua empatia com os outros. Concentrando-se conscientemente em sua respiração, você de certa forma pratica o desapego. Isso naturalmente lhe dá mais paciência à medida que você se torna mais responsivo do que reativo. Estudos comprovam que a prática tem efeitos positivos para abordar problemas interpessoais, como controle de raiva. É útil também para o tratamento problemas de relacionamento, tais como conflitos conjugais.

4. Mantém a conexão mente-corpo

Quando você desacelera a respiração, naturalmente você sincronizar mente e corpo. Estudo recente demonstrou que atividades caóticas do cérebro e do coração se tornam mais coordenadas durante a meditação. Essa conclusão reitera que a prática constante pode aumentar a relação entre mente e corpo.

(*) Publicado originalmente no Inc.com. Tradução e adaptação da equipe do Descubra Pranic Healing.

Escreva um comentário



Contato

+55 21 3242-4381
+55 21 99790-6141
contato@descubrapranichealing.com

Instituto Pranaterapia Leblon
Av. Bartolomeu Mitre, 455 - Loja 108 CEP: 22431-0001
Leblon - Rio de Janeiro

Copyright 2017 © Todos os Direitos Reservados